sábado, 24 de abril de 2010

Você conhece Maria Gadú?

Por Flávia Costa

Eu estava na casa de uma amiga minha, aqui perto da faculdade, esperando a digestão acontecer quando um som bom começou a tomar conta da casa. Demorei um tempo para reconhecer a música que tocava, e fiquei em choque ao perceber o quanto aquela música que há muito tempo eu considerava poppobre tinha se transformado em boa MPB. Era uma versão incrivelmente boa de Baba da cantora Kelly Key(isso mesmo, acredite!)
_ Marília*, quem é essa que tá cantando?
Minha amiga colocou a cabeça pra fora do quarto e com um sorriso lançou:
_ Boa, né? Você não conhece a Maria Gadú?

**Maria Gadú e seu cd de estreia, que leva seu nome
A partir de então essa pergunta ficou literalmente na boca do povo. Principalmente depois de ter entrado com tudo na trilha sonora de Viver a Vida, com Shimbalaiê. A verdade é que a partir do momento que descobri Maria Gadú, lá pra agosto do ano passado comecei a devorar tudo que ela produziu. Vídeos e mais vídeos do Youtube e mais uma versão deliciosa de Caleidoscópio no programa Som Brasil. Em setembro, ganhei de presente do namorado seu cd original, que diga-se de passagem também é visualmente regado de bom gosto. E comecei a fazer a pergunta para todos os amigos: Você conhece Maria Gadú?
Agora tá aí, todo mundo já conhece. A novela explora minuto a minuto, passagem por passagem da novela, sua boa voz, o que me preocupa, pois pode se tornar exaustivo. Além disso, a verdade é que o cd é repleto de outras boas músicas, muito maduras e com um embalo de MPB impossível de não contagiar. Para conhecer de fato a cantora é necessário escutar outras faixas suas como é o caso das minhas preferidas Altar Particular, Lounge e Tudo Diferente.

Sobre a cantora
Maria Gadú, na verdade se chama Maira e seu sobrenome complicado deu uma encurtada para o bonito e artístico Gadú. A moça tem só 22 e sua música de maior sucesso, Shimbalaiê, foi composta por ela quando tinha apenas 12 anos de idade. É paulistana, mas sua carreira deslanchou mesmo no Rio, em 2008, de maneira muito rápida. Já recebeu elogio de Milton Nascimento, Caetano Veloso e é queridinha de muitos famosos - como Luiza Possi e Preta Gil.
Muita gente rotula como a nova Cássia Eller, mas a semelhança se restringe à aparência e à boa qualidade. De resto, são muito diferentes. Em recente declaração, Maria disse "Gosto de tudo quanto é música. Sertanejo, Rock, Bossa Nova. Acho que sou um pouquinho de todos eles."
A quem interessar conhecer um pouco além da novela das 8, é só colocar o play aqui.



*Fica o agradecimento à amiga Marília pelo bom gosto musical.
**Fotos retiradas do site oficial da cantora

3 comentários:

Amanda Cabral disse...

Maria Gadú é muito talentosa, e eu sou fã dela !
Beijinhos :*

Unknown disse...

Ei Fla, muito obrigada pelo "bom gosto musical". Fiquei lisonjeada nega. Muito bacana a matéria. Só para constar, a Maria Gadú canta uma música com a Ana Carolina "Mais que a mim" que é muito linda! E viva a boa música e as pessoas talentosas.

Unknown disse...

sou sua fa vc é demais.te adoro!regina

Postar um comentário