quinta-feira, 8 de abril de 2010

Violão, letra e voz


Por Carina Diniz

Quando peguei o filme nas mãos, li: “Com que frequência você encontra a pessoa certa? Apenas uma vez.” Puxa! Qualquer um que lêsse isso se sentiria desafiado a pensar: “Será isso verdade?” ou “E se for verdade?”. Estou falando do filme Once - em português, Apenas uma vez - alguém aí já ouviu falar? Ele narra o romance entre Glen Hansard, um músico das ruas de Dublin, Irlanda e Marketa Irglová, garota tcheca que vende flores nas ruas dessa mesma cidade. Ambos apaixonados por música e por causa da música acabam se apaixonando. A música se torna ingrediente fundamental para tornar os 85 minutos de filme fascinantes. As canções cativantes e melancólicas acompanham o romance e dizem o que os personagens deixaram ou preferiram não dizer. As verdades ditas nas músicas, do amor do passado ainda presente que ambos viveram com outras pessoas as tornam ainda mais bonitas. Falling Slowly, When Your Mind’s Made Up, Lies, Leave, All the Way Down e Say it to me now são as músicas que mais gostei. A canção Falling Slowly, escrita por Glen Hansard para o filme ganhou Oscar em fevereiro de 2008.



O violão, a letra, as vozes se combinam de forma surpreendente. O ritmo calmo e repentinamente acelerado das músicas me lembra as do Damien Rice, cantor e compositor irlandês que passei a admirar muito mais depois do show que ele fez em janeiro do ano passado em São Paulo. Ele fez um show apenas com seu violão e voz. Compare:


(o vídeo é amador, mas dá para perceber as semelhanças)

Depois de assisti ao filme fiquei com a idéia de que apesar do romance dos dois não acontecerem de fato, eles viveram um romance. A companhia, os olhares, a cumplicidade e principalmente as músicas criaram um romance. Enquanto assiste ao filme você percebe o quanto ele é simples, assim como seus personagens e não foi feito sob uma super produção. O próprio diretor afirma que foi “um projeto entre amigos, com pouco dinheiro e muita alma”.

O filme foi lançado em 2006, com estréia no Brasil em 2008 e apesar de não muito conhecido vale a pena assistir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário