quinta-feira, 13 de maio de 2010

Que feio, Globo!

Por Flávia Costa

A reta final de Viver a Vida - finalmente - aconteceu. Depois de ter fracassado com apenas 38 pontos de audiência, o menor da história das novelas do horário na emissora, o autor queridinho da Rede Globo, Manoel Carlos, se viu obrigado a adiantar o final de sua história de superação. O problema é que por conta desse adiantamento os últimos capítulos de hoje e amanhã durarão incríveis 2 horas ( ! ). Sem tempo para conseguir arranjar um desfecho ao longo da última semana, os telespectadores vão ser bombardeados com duas longas horas nesta quinta e na sexta feira. Para isso, os programas Globo Mar e Separação não serão exibidos.
Apesar de todo o comentário à respeito do fracasso da novela, há de se considerar que a queda de audiência em uma novela das 8 não é caso exclusivo de Viver a Vida. Sua própria antecessora, Caminho das Índias, chegou a bater o recorde de baixa audiência na época, com 39 pontos de audiência e acabou alcançando 54 pontos no seu capítulo final. As razões podem ter diversas raízes desde o cansaço com relação ao formato até a maior quantidade de opções oferecida por outros canais. Além disso, com a Internet o público está reiventando o jeito de ver novela, assistindo quando pode, por meio de sites de vídeos como o Youtube.
Falando de comentários sobre a novela, outro assunto muito comentado no dia de ontem (quarta feira, 12 de maio) foi a cena em que Luciana e Miguel estão na margem do Rio Sena, em Paris. Segundo os jornais mais importantes do estado, o Estadão e a Folha de S.Paulo, a cena foi muito mal elaborada por meio de um método chamado 'chroma key'. Era nitidamente feita no computador e chocou muitos telespectadores. Nossa própria integrante do site, Ana Alkmim, chegou a comentar que "se era pra fazer o que foi mostrado, era melhor não ter feito". Que feio!
Desta forma, fica claro que a Globo tem de repensar suas telenovelas. A melhorzinha do momento é a das 6, Escrito nas Estrelas. A novela das 7, nem se fala, fracasso total.
Com uma Helena sem graça e as velhas empregadas domésticas intrometidas, Maneco não alcança mais o público de antes. "Chega de Leblon!" muitos telespectadores dizem. E agora vamos para mais um repeteco de novela italiana, com Passione, mas estou de braços abertos, como noveleira de mão cheia. Só fico imaginando se não dá explorar um pouco da realidade de outros imigrantes... que tal os portugueses?

* Foto: Thiago Prado Neri - Rede Globo

2 comentários:

Vinil Digital disse...

Obrigado pela visita, Flávia! Adorei. Ouça o disco de Sandy e depois me conte o que achou.
Sobre a novela, não posso comentar, porque não assisto. Nunca fui muito fã de Manoel Carlos. Prefiro João Emanuel Carneiro.
Bjs!

Monica Patente disse...

oii flá,

concordo com o que você disse..
mas o capitulo final foi emocionante.. especialmente o depoimento do mestro ... achei que não poderia ter encontrado história melhor para ser contada no final da novela...
mas a nova novela é incrível... adorei a história e a abertura

BEIJOSSS

Postar um comentário