segunda-feira, 29 de março de 2010

Vestir a camisa pela água!

Por Marina Melo

Oskar Metsavaht, fundador da grife Osklen, desde o início afirmava que não queria apenas vender roupas, mas também transmitir uma filosofia de vida de equilíbrio e harmonia com o meio ambiente. Essa jornada continua, a marca possui diversos projetos na área ambiental e social e a partir da primeira semana de abril venderão camisetas beneficientes exclusivas da Dow Live Earth Run For Water, evento que promove a conscientização sobre a falta de água no mundo.



Este evento de corridas e caminhadas de 6km também recebe espaços educativos sobre água e shows que acontecem durante 24 horas, em diversos países do mundo todo. O objetivo é arrecadar dinheiro e conscientizar a população sobre a crise da água. 6km é a distância média que mulher e crianças de países em desenvolvimento caminham diariamente para conseguir água.



Essa iniciativa destinada a solucionar a crise global da água irá acontecer no dia 18 de abril. No Brasil, as capitais que participam são Rio de Janeiro e São Paulo.



A camiseta da Osklen criada para o evento custa R$ 97 e terá sete por cento do valor total arrecadado revertido para o Instituto E, que promove o desenvolvimento sustentável no Brasil e tem parceria com o Live Earth, de Al Gore.

Estar antenado inclui ser consciente! E é por isso que o espaço antenado apoia esse evento.

Para saber mais, acesse o site: http://www.run4water.com.br/


quarta-feira, 24 de março de 2010

Bye Bye People+Arts


Por Flávia Costa


Foi anunciado o fim do canal People+Arts para o dia 12 de abril deste ano. O canal que ocupa o número 52 da rede de tv à cabo Net sairá de cena, dando lugar ao canal Liv, cujo foco será em seriados e não mais em reality shows.

O canal pertence à rede Discovery Networks e sempre teve como público alvo as mulheres. Com a mudança de nome e de programação, o foco não muda, ou seja, as mulheres ainda serão a prioridade, mas com o cuidado de não excluir outros públicos. “Não é um canal rosa”, disse Claudia Chagüi, responsável pelos canais de estilo e entretenimento da rede americana.

Assim, com o foco nos seriados e na programação de filmes, o novo canal conta como carros-chefes as séries “Parenthood”, "Mercy" e "Life Unexpected". Todas elas estão no primeiro ano de exibição nos Estados Unidos. Para aqueles que já sentem saudade de alguns programas atuais não há motivo para descontentamento, pois a rede manterá alguns reality shows de maior audiência, como é o caso dos queridinhos –e repetidamente transmitidos – “Project Runway” apresentado pela lindíssima Heidi Klum, e “Descabelados”. A série “The Tudors” estrelada por Jonathan Rhys Meyers também permanecerá.


Outros seriados, que já passaram em outros canais por aqui, também terão seu espaço no canal Liv, como é o caso do sucesso “Dawson's Creek”.

Alguns dos programas migrarão para outros canais da rede Discovery por perderem a identificação com o novo Liv. É o caso do (chatíssimojávaitarde) “American Chopper" que vai para o TLC HD.

Todos que assistem sabem que o canal People+Arts precisava mesmo de uma repaginada. Os reality shows vinham sendo repetidos exaustivamente e preferíamos desistir de sua existência. A rede Discovery parece ter encontrado nesta mudança uma saída para elevar novamente os índices de audiência. A meu ver, tem tudo para dar (mais) certo.



Veja Mais: http://www1.folha.uol.com.br/folha/ilustrada/ult90u710828.shtml
http://www.olhardireto.com.br/noticias/exibir.asp?edt=27&id=91502


terça-feira, 23 de março de 2010

II Congresso de Jornalismo Cultural

Por Carina Diniz

Em 2009 a Revista Cult organizou o I Congresso de Jornalismo Cultural que reuniu cerca de 600 pessoas por dia durante os cinco dias. Nesse ano teremos o II Congresso de Jornalismo Cultural que será nos dias 3, 4, 5 e 6 de maio das 9h às 22h no Teatro TUCA (Teatro da Universidade Católica/PUC – SP). A intenção é reunir não só quem produz jornalismo cultural, mas também quem gosta, estuda, pesquisa e/ou consome conteúdos culturais. USP, Unicamp, UNESP, UFRJ, Universidade Metodista, UFRGS, Faculdade Cásper Líbero, Mackenzie e PUC- RS serão parceiras do evento.


Segundo o site da Revista estão confirmados 64 palestrantes e 18 mediadores nacionais e internacionais, dentre eles Alfredo Manevy, secretário Executivo do Ministério da Cultura; Eugênio Bucci, professor da ECA; Arnaldo Antunes, cantor, compositor, artista plástico e ex-líder dos Titãs; Hervé Aubron, editor adjunto da revista francesa Le Magazine Littéraire; Julia Encke, jornalista alemã; Eric Lax, jornalista e escritor norte-americano. Além de professores das universidades parceiras, profissionais do Jornal Folha de S. Paulo, Estado de S. Paulo, Zero Hora, O Globo, Valor Econômico, Revista Veja, Carta Capital, Caros Amigos, Bravo, Record, SESC-SP, Itaú Cultural, entre outros. Haverá também o recital A Poética da Esfinge: Clarice Lispector por Denise Stoklos como homenagem a Clarice Lispector. Também serão apresentados trabalhos acadêmicos de alunos estudantes de jornalismo. Você que quer participar o prazo máximo para o envio de trabalhos é dia 30 de março de 2010, clique aqui e entenda como participar.


O Valor integral do congresso é R$ 510. Ex-estudantes da PUC-SP têm 10% de desconto, estudantes têm 15%; estudantes das universidades parceiras, 25%; estudantes da PUC-SP, 50%. As inscrições podem ser feitas pessoalmente na Editora Bregantini (Praça Santo Agostinho, 70, 10° andar - Paraíso, próximo à estação Vergueiro do Metrô) ou pelo site. Você pode se inscrever para quantos dias quiser, no entanto só receberá o certificado se participar de todo o congresso.


A oportunidade é ótima! Passar alguns dias mergulhado nesse universo, conhecendo e aprendendo com grandes nomes do jornalismo, participando de debates, tudo isso sem dúvida acrescentará muito para quem se identifica e quer saber mais sobre jornalismo cultural.



Veja algumas fotos do I Congresso em 2009:

http://www.flickr.com/photos/revistacult/sets/72157617640523595/


Mais informações e inscrições:

Site: http://revistacult.uol.com.br/home/blogs/congresso

Tel.: (11) 3385-3385

E-mail: congresso2010@revistacult.com.br


Acompanhe as novidades pelo twitter:

http://twitter.com/congressocult

segunda-feira, 22 de março de 2010

Academia Brasileira de Letras no Twitter?!...


Por Mariana Barbar
Isso mesmo!Agora até a Academia Brasileira Letras está no twitter, fui dar "olhadinha" na página da ABL no twitter e descobri que lançaram um concurso de microcontos com até 140 caracteres,o mesmo limite do twitter.Para participar da competição, os interessados devem ser seguidores do perfil da ABL no Twitter (@Abletras) e enviar seus microcontos para o e-mail academia@academia.org.br, acompanhado por seu perfil no serviço, nome, endereço e telefone. Cada participante só pode enviar um microconto. O prazo para a participação é até 30 de abril, sendo que os três vencedores serão divulgados em 1º de julho.
Os ganhadors terão seus microcontos expostos no site da ABL e no perfil da instituição no Twitter. O primeiro lugar receberá um Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa (VOLP); o segundo lugar ganhará um minidicionário escolar; e o terceiro lugar receberá um minidicionário da Língua Portuguesa de Evanildo Bechara.
É interesse ver como as mídias estão se conectando e como hoje é fácil você ler um livro, sua revista preferida ou as notícias tudo pelo computador. Mas confesso que ainda prefiro o bom e velho papel....

Um Sonho Possível


Por Ana Alkmim

Em um mundo em que as tragédias ocupam a maior parte dos noticiários, assistir a uma história como esta realmente faz com que olhemos a vida por uma outra faceta. Um sonho possível (The Blind Side, no original) é um filme baseado no livro The Blind Side, de Michael Lewis. É a história real de Michael Oher, um jovem negro que veio da periferia e é ajudado por uma família branca. Depois de ser acolhido pela família, Big Mike, apelido de Michael, entra para o time de futebol americano da escola. Michael ocupa a posição de lefttackle, na qual tem o objetivo de proteger o lado cego do quarterback.
À primeira vista, Leigh Anne, sua mãe adotiva, é quem adquire o papel de proteger e dar carinho a Big Mike. Porém, logo no início de sua relação com a nova família, Michael mostra seu lado protetor e carinhoso. O jovem jogador não protege apenas o lado cego (lado cego = the blind side) do quarterback, mas também o de sua família. E é esta relação que dá nome ao filme, esta mútua proteção do lado cego de quem se quer bem.
Tanto as atitudes de Michael como as de Leigh Anne dentro da relação de mãe e filho não são nada previsíveis. O menino da periferia, que poderia ser revoltado contra o mundo, tem um enorme instinto protetor. E a tradicional família de classe alta americana não mostra preconceito nem desdém por Michael. Pelo contrário, o tratam como se fosse um filho.
Por se tratar de uma história verídica, a direção de John Lee Hancock mostra uma enorme preocupação em preservar estes personagens da vida real. A mãe biológica de Michael, por exemplo, viciada em drogas e completamente conturbada, tem sua realidade amenizada pelo diretor. Assim como as cenas envolvendo drogas que não são exibidas, mas apenas lembradas ou contadas pelos personagens.


A atuação de Sandra Bullock é muito autêntica e precisa, não é a toa que ganhou o Oscar de melhor atriz neste ano. A sutileza com que assimilou as características da verdadeira Leigh Anne prende e emociona público. A atriz nos ajuda a acreditar que as pessoas ainda são capazes de modificar suas vidas para transformar a de outro ser humano.
Saí do filme com a sensação de que o sonho por um mundo mais justo e íntegro ainda é possível.

quarta-feira, 17 de março de 2010

"Claudio Carpi-Almas Cinematográficas" MAM- RJ

Por Marina Melo

Atire a primeira pedra o "antenado" que nunca dedicou pelos menos alguns minutinhos do dia, para ver fotos de celebridades do mundo todo! A partir de hoje, fotografias dos rostos das mais famosas personalidades do universo cinematográfico, serão expostas no MAM do Rio de Janeiro.
As 33 fotografias do italiano Claudio Carpi fazem parte da sua primeira exposição "Claudio Carpi-Almas Cinematográficas", que permanece até o dia 2 de maio.
O artista não tem apenas um endereço fixo, mas sim 3, Los Angeles, Paris e a cidade maravilhosa, Rio de Janeiro. Além das campanhas para Clarins e L'Oréal,seus trabalhos têm sido publicados em importantes revistas internacionais como "Times", "CQ", "Issue One", "Twill" e outras.
Ricardo Oliveros, autor do blog “Fora de Moda” (http://forademoda.wordpress.com/), fez muitos elogios ao fotógrafo no seu post de 14 de setembro de 2007, período em que teve a oportunidade acompanhar o trabalho de Cláudio. Ele contou que além da equipe super competente, o fotógrafo se preocupa com cada detalhe, mas tem uma incrível rapidez para entender a luz e o melhor ângulo da modelo, tirando a foto ideal em apenas 10 clicks.



George Clooney e Sam Rockwell em 2003, na cidade de Cannes


Fernanda Lima e Ronaldo no Rio de Janeiro, em 2003


Audrey Tautou em Paris, em 1999

Se você ficou com vontade de conferir a exposição:
Onde? Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro- Av. Infante Dom Henrique, 85, Parque do Flamengo, Rio de Janeiro-RJ
Quando? Terça a sexta, das 12h às 18h, sábado, domingo e feriado, das 12h às 19h
Quanto? Ingressos custam R$ 8; R$ 4 (estudantes maiores de 12 anos e maiores de 60 anos) e grátis (amigos do MAM e crianças até 12 anos). Aos domingos, o ingresso família (para até 5 pessoas) sai por R$ 8
Informações? 0/xx/21/2240-4944 - http://www.mamrio.org.br/

E nós do "Espaço Antenado" gostaríamos muito de saber o que você achou da exposição!

terça-feira, 16 de março de 2010

Segunda Recheada

Por Flávia Costa
Nesta segunda feira finalmente aconteceram duas coisas que vinham sendo muito esperadas na televisão brasileira. Uma delas aconteceu na Globo e outra na Band.


1) A novela não é uma das minhas favoritas da televisão, com certeza muitas melhores já passaram pela Globo, mas diante de todas as outras que disputam o cenário, ela ainda ganha disparado. E se temos algumas ressalvas a fazer sobre a dinâmica da novela e de sua protagonista insossa não podemos deixar de elogiar as boas atuações da cada vez melhor Lília Cabral e de uma surpreendentemente boa Alinne Moraes. E foi ela mesma, a própria, quem protagonizou um dos momentos mais gostosos da televisão brasileira juntamente com Mateus Solano. Aconteceu! O beijo entre Luciana e Miguel foi nesta segunda-feira e deu a sensação à todos de que valeu a pena esperar. Cheio de romantismo e delicadeza, o momento super esperado foi embalada pela perfeita música da Whitney Houston, 'I look to you'. Para quem perdeu o coração batendo forte, segue o link do superbeijo. Parabéns àos dois!



2)

O CQC voltou! E diferentemente da tão esperada cena de Viver a Vida não alcançou tantos índices de satisfação. Como o próprio Tas previu em última coletiva, o terceiro ano de um programa sempre é crítico e foi exatamente essa a sensação que ficou depois do fim do programa - que eu particularmente assisto desde seu início. A verdade é que poderíamos passar muito bem sem a cabeça de Luque no micro-ondas (a nova ortografia é assim mesmo) e as Piores Notícias da Semana não foram muito engraçadas. Além disso, Rafinha Bastos faz falta no quadro Proteste Já. Já Monica Iozzi, a novata criticada, foi muito bem em Brasília. Rafael Cortez é outro que acaba driblando qualquer adversidade com seu charme - e isso é comentário de quem tem lá sua quedinha por ele.
Agora é esperar os ajustes e continuar assistindo. Pelo menos por enquanto.

Veja mais:
http://www.vooz.com.br/blogs/cqc-2010-foi-assim-meio-um-pouco-mas-vai-melhorar-31959.html

http://natelinha.uol.com.br/2010/03/08/not_29577.php

segunda-feira, 15 de março de 2010

O Amor Acontece


Por Carina Diniz
Nada melhor do que depois de uma manhã inteira assistindo aula pegar um cineminha vazio (muito vazio): eu e mais cinco. Entrei no cinema para assistir O Amor Acontece que estreou em São Paulo sexta-feira, dia 5, sem muita expectativa. Não tinha lido nada sobre o filme e não me lembrava de nenhum amigo ter comentado ou recomendado.

Dirigido por Brandon Camp e tendo como roteirista Mike Thompson e o próprio Brandon Camp o filme conta com Aaron Eckhart (Burke Ryan), de Batmam – O Cavaleiro das trevas e Obrigado por fumar, Jennifer Aniston (Eloise Chandler), de Ele não está tão afim de você, Martin Sheen (Sogro de Burke) de Cidade do Silêncio. Li críticas ruins a respeito da atuação de Aaron Eckhart e Jennifer Aniston, de que eles não se doaram aos personagens, mas gostei da história! O filme é sessão da tarde, por isso, recomendo que assistam como fiz: numa sessão da tarde. Apesar do gênero romance, o que mais me prendeu ao filme não foi o romance entre Burke e Eloise, que por sinal não foi muito explorado, me prendi muito mais a ouvir aqueles depoimentos de pessoas que perderam entes queridos. Fiquei pensando na quantidade de pessoas que sofrem uma perda que desmoronam suas vidas e que não conseguem reconstruí-las. O romance do filme é como um ator coadjuvante, e o drama de Burke, o ator principal.


Assista ao trailer:

http://www.youtube.com/watch?v=e3eAsGqMW54

Confira os horários para os próximos dias (até 18/3) nos cinemas de São Paulo:
http://www.cinemark.net.br/horarios/?cidade=1&cine1=&filme1=3117&filme2=&x=15&y=7

Veja também:
http://blogs.r7.com/rubens-ewald-filho/2010/03/04/estreia-o-amor-acontece/

http://oglobo.globo.com/cultura/mat/2010/03/04/em-amor-acontece-superacao-abre-porta-para-felicidade-915986107.asp

Inauguração

Olá!
Sejam bem vindos ao Espaço Antenado.
Somos um grupo de cinco estudantes de Jornalismo que encontraram no meio cultural e virtual uma maneira de começar a exercer a profissão.
Este blog tem como objetivo, como diz seu nome, manter o internauta atualizado falando sobre cinema, teatro, televisão, web e muitos outros tópicos do ramo do entretenimento e cultura.
Esperamos dessa maneira, levantar debates, discutir novidades e apresentar informações. Contamos com a participação de todos com sugestões e críticas, para que este blog seja uma experiência agradável tanto para nós, quanto para vocês.

Agradecemos desde já e é com muito ânimo que inauguramos o Espaço Antenado.
Fiquem a vontade!